Projeto Civil
O Projeto civil é o processo onde podemos idealizar e moldar seu sonho de forma concreta e segura. Seguindo um conjunto de passos normativos voltados para o planejamento formal de uma edificação, regulamentado por normas técnicas e por um código de obras, o projeto civil é essencial para que a obra siga o que foi planejado.
Seguimos as seguintes etapas em um Projeto civil
– Levantamento de dados: após o cliente expressar seus objetivos e necessidades, realizamos uma avaliação das características do terreno, como topografia, tipo de solo, ventos, posição do sol e documentação para início.
– Anteprojeto: com o levantamento desses dados já há condições para um desenho croqui inicial de todo projeto e assim dar início na elaboração da planta para a aprovação do cliente. Nesta etapa são definidas as dimensões e características da obra, com as informações de cada ambiente.
– Projeto legal: é a finalização do projeto mediante as normas aplicáveis e documentação legal para aprovação da prefeitura.
– Projeto executivo: detalhamento do projeto legal, com projeto civil, cortes, fachada e cobertura, especificando medidas, esquadrias e áreas, além do desenvolvimento dos projetos complementares (hidráulico, elétrico, estrutural, Vigilância Sanitária, rede de gás, SPDA e segurança contra incêndio), integrando-os ao projeto legal, dando plenas condições à execução da obra.
Vantagens de ter um projeto civil em sua obra:
– Idealização fielmente transmitida para o projeto;
– Facilidade de visualização da obra pronta com a maquete eletrônica;
– Tranquilidade com o atendimento de todos os trâmites legais;
– Detalhamentos de medidas dos ambientes e esquadrias, entre outros elementos do projeto, facilitando a execução para a equipe de construção;
– Prazo reduzido para a execução da obra;
– Informações para gerar lista detalhada de materiais para orçamento, minimizando sobras e desperdício;
– Redução no custo da obra;
– Facilidade em eventuais manutenções.
Ao contratar o projeto civil o cliente receberá:
– Reunião para conhecimento de suas expectativas e necessidades;
– Visita ao local da edificação a ser construída/reformada para verificação dos elementos naturais (topografia do terreno, posição do sol, ventos, entre outros aspectos) e regras específicas do condomínio ou loteamento;
– Anteprojeto (planta, fachada e maquete eletrônica);
– Projeto legal e documentação complementar (para aprovação da prefeitura);
– Projeto executivo;
– Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
– Reunião para a entrega do projeto e eventuais esclarecimentos.
Opcionais:
– Projetos complementares – hidráulico, elétrico, estrutural, Vigilância Sanitária, rede de gás, para-raios (SPDA) e segurança contra incêndio;
– Planilhas de orçamento da obra.